segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A primeira portadora de sindrome de down do país a se aposentar por tempo de contribuição.







Boa noite!
Hoje estava lendo o jornal Diário do Comércio, e na parte geral e nela tinha uma matéria muito interessante, sobre crianças especiais. E resolvi vir aqui postar a matéria para compartilhar com vocês leitores do meu blog vidas especiais.

Geral - Diário do Comércio
Trabalho e dignidade para deficientes

Depois de 30 anos como funcionária da Instituição Beneficente Nosso Lar (IBNL), Maria Paola Del Carlo, de 53 anos, se tornou, em 2005, a primeira portadora de Síndrome de Down do País a se aposentar por tempo de contribuição. Paola, que também foi assistida pela instituição, iniciou sua trajetória como ajudante de serviços administrativos e, quando se aposentou, ocupava o cargo de auxiliar de fisioterapia.
A aposentada é apenas um dos exemplos do resultado do trabalho desenvolvido, há 64 anos, pelo IBNL, associação filantrópica que atende portadores de múltiplas deficiências – físicas e intelectuais. E para colaborar com a continuidade da assistência será realizada a 30ª edição da Feira de Agosto.
O evento, que terá, entre outras atrações, barracas de brechó, moda e cama, mesa e banho, é uma importante fonte de recursos para a manutenção dos projetos desenvolvidos pela entidade, que representam um custo mensal de R$ 100 mil. Paola estará na festa, pois permanece trabalhando na instituição. Agora ela é ajudante da professora. "Gosto de ensinar as crianças a aprender a ler e a escrever", garante.


Dois empregos - Julio César Aleixo, de 27 anos, é outro exemplo. Assistido pelo Nosso Lar desde 1995, recebeu atendimento pedagógico e de reabilitação, passou pelas oficinas do Centro de Estímulo e Preparo ao Trabalho (Cetrab) e desenvolveu habilidades que o tornaram apto ao trabalho. O Cetrab já colaborou com a conquista de vagas por vários assistidos. Hoje, Julio tem dois empregos. Pela manhã, é ajudante-geral em uma farmácia da região; à tarde, realiza serviços internos na própria IBNL. "O Julio é muito esforçado e o seu progresso é fruto de um trabalho de estimulação integral e do apoio familiar. Ele é motivo de alegria para todos nós", diz a assistente social Maria das Graças Rodrigues, de 56 anos.

Um comentário:

  1. Esta matéria é fresquinha, saiu dia 16 de agosto de 2010 no jornal "Diário do Comércio".

    ResponderExcluir