|
Os efeitos do bullying em crianças com SA Fonte: Asperger's Syndrome Foundation Tradução livre de Ubiratan Bueno
O que é bullying?
Bullying não é um termo fácil de ser definido. Ele pode ser uma forma de agressão física, verbal, emocional, racista ou sexual. O bullying pode incluir:
• Hostilidade e agressão constante contra uma mesma vítima.
Por que as crianças com SA podem ser os alvos mais prováveis?
Geralmente, há dois tipos de alvo:
Assim, algumas das características que os portadores da Síndrome de Asperger apresentam os tornam alvos potenciais de bullying, como por exemplo: • Crianças com SA podem procurar ficar sós na hora do intervalo, o que as tornam um alvo óbvio.
Quem tende a se engajar em um ato bullying?
Quando lhe perguntaram por que eles passaram a intimidar, as crianças responderam:
Outras razões mais complexas incluem:
Os sinais de estar sofrendo bullying
Crianças com Síndrome de Asperger podem não ser capazes de reconhecer que um ato é bullying e, portanto, podem não relatá-lo a um adulto.
• evidência física: pertences perdidos ou danificados, ou roupas rasgadas
Outros sinais:
• Uma mudança no interesse especial de temas relativamente benignos para um intenso interesse em armas, artes marciais e filmes violentos.
Todas as estratégias devem incluir:
Para a escola:
- Como controlar situações em que é provável que ocorra o bullying. 3. Identificar os locais mais propícios ao ato e evitá-los.
Para as potenciais vítimas:
"Você está me provocando como um amigo ou não?" ou
Fora da escola:
Terapia comportamental cognitiva
Existem livros especializados dirigidos às crianças com Síndrome Asperger sobre estratégias de como lhe dar com o bullying.* Pesquisas indicam que a mudança de escola tem pouco efeito na redução da probabilidade de que a criança será uma vítima. Os pais são essenciais na abordagem para reduzir os atos de bullying, e eles precisam estar cientes das políticas e estratégias de ensino. Os pais podem estimular a criança a ter confiança e a desenvolver a capacidade de revelar suas experiências como vítima, e para conversar com um amigo, professor, pais ou conselheiro. No Reino Unido autoridades da educação criaram um canal de atendimento de bullying, para que as crianças deste país procurem aconselhamento e apoio. * em literatura estrangeira Fonte: http://www.mundoasperger.com.br |
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
Os efeitos do bullying em crianças com SA
Os efeitos do bullying em crianças com SA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Algumas das características que os portadores da Síndrome de Asperger apresentam os tornam alvos potenciais de bullying, que pode gerar conseqüências que têm efeito por um bom tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário