quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Síndrome


Bom dia!

Estamos sempre falando sobre síndrome, e que são várias existentes. Por que não, colocar aqui o significado da palavra?


Síndrome - é o agregado de sinais e sintomas associados a uma mesma patologia* e que em seu conjunto definem o diagnóstico e o quadro clínico de uma condição médica.

Em geral são sintomas de causa desconhecida ou em estudo, que são classificados geralmente com o nome do cientista que o descreveu ou o nome que o cientista lhes atribuir. Uma síndrome não caracteriza necessariamente uma só doença, mas um grupo de doenças.

Patologia* - (derivado do grego pathos, sofrimento, doença, e logia, ciência, estudo) é o estudo das doenças em geral sob aspectos determinados.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Patologia
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome


Pelo dicionário Michaelis

síndrome

sín.dro.me
sf (gr syndromé) 1 Conjunto de sintomas que se apresentam numa doença e que a caracterizam. 2 Grupo de coisas concorrentes. 3 Concorrência de condições e resultados; conjuntura: síndrome social, econômica, política. S. de Banti: o mesmo que doença de Banti. S. de Cushing: o mesmo que doença de Cushing. S. de Down, Med: doença congênita causada por anomalia nos cromossomos, caracterizada por deficiência mental e traços fisionômicos específicos. S. de deficiência imunológica adquirida, Med: doença do sistema imunológico humano causada por infecção com HIV, transmitida através de transfusão de sangue, socialização de seringa hipodérmica ao usar drogas injetáveis ou do ato sexual. A infecção causa baixa de capacidade de reação imunológica do indivíduo e pode provocar tumores e várias doenças infecciosas oportunistas, como a tuberculose e a pneumonia. Var: síndrome de imunodeficiência adquirida.

patologia*

pa.to.lo.gi.a
sf (pato5+logo2+ia1) Med Ciência que estuda a origem, os sintomas e a natureza das doenças. P. descritiva ou P. especial: história particular de cada doença. P. externa: a que se ocupa das doenças externas. P. geral: a que define os termos, fixa-lhes as significações, determina as leis dos fenômenos mórbidos, investiga e classifica as causas, os processos, os sintomas etc. P. interna: a que se ocupa das doenças internas. P. vegetal: parte da Botânica que se ocupa das doenças das plantas. P. veterinária: estudo das doenças dos animais domésticos.

Fonte: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=s%EDndrome&CP=155280&typeToSearchRadio=exactly&pagRadio=50

http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=patologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário